o instituto boletim de indústria animal

INSCRIÇÕES E SELEÇÃO

   

Edital de Abertura de Inscrições


O Instituto de Zootecnia – APTA/SAA torna público que, no período de 01 a 29 de outubro de 2021, estarão abertas as inscrições para fins de seleção de candidatos a “ALUNO REGULAR” no Programa de Pós-Graduação em Produção Animal Sustentável, para ingresso no 1º Semestre de 2022 no curso de mestrado Stricto sensu.

 

1 - INSCRIÇÕES

1.1 As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente através do endereço eletrônico do Programa de Pós-graduação do Instituto de Zootecnia: iz.pg@sp.gov.br, no período de 01/10/2021 a 29/10/2021.  Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.iz.sp.gov.br, link Pós-Graduação - Processo Seletivo 1º semestre de 2022.

1.2 A efetivação da inscrição estará condicionada ao encaminhamento dos documentos abaixo relacionados, via endereço eletrônico iz.pg@sp.gov.br

 

2. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO:

Os documentos deverão ser encaminhados diretamente através do e-mail do Programa de Pós-Graduação, devidamente identificado com nome do candidato na seguinte ordem:

2.1. Requerimento de inscrição

2.2. Linhas de pesquisa 

2.3. Fotocópia simples e legível dos seguintes documentos:

- Certidão de nascimento ou casamento;

- Cédula de identidade (obrigatoriamente RG) ou RNE para candidatos estrangeiros;

- CPF (Cadastro de Pessoa Física);

- Título de Eleitor com comprovante da última eleição;

- Documento Militar;

- Diploma universitário ou Certificado de conclusão do Curso Superior, ou Declaração de candidatos em fase de conclusão do curso;

- Histórico Escolar da Graduação, incluindo reprovações;

2.4. Curriculum vitae (modelo plataforma Lattes do CNPq, acrescido de informações que o candidato julgar importantes) com os respectivos documentos comprobatórios numerados.

2.5. Atestado da Instituição de origem liberando o candidato em tempo integral para a realização do curso, quando houver vínculo empregatício.

2.6. Comprovante ORIGINAL de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00. O pagamento deve ser feito através de depósito bancário em nome da FUNDAG - Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola, CNPJ 61.705.380/0001-54, Banco do Brasil, Agência 3360-X, Conta corrente: 4200-5, código identificador 683.

OBS: Não serão aceitos pagamentos realizados através de envelopes depositados no caixa eletrônico.

Nota: Para os candidatos cuja documentação seja apresentada de maneira incompleta, as inscrições serão indeferidas. Será aceita somente a seguinte exceção: caso o candidato ainda não tenha diploma de graduação, por estar em período de expedição, poderá apresentar uma declaração da instituição de ensino da data de colação de grau, com data atualizada. Neste caso, o diploma de graduação deverá ser apresentado no ato da matrícula ou no decorrer do curso antes do prazo de 6 (seis) meses.

2.8. Três nomes de profissionais da área que possam fornecer referência do candidato (formato Word, com o nome do profissional, área em que atua, endereço eletrônico e telefone);

2.9. Uma foto 3x4, recente.

2.10. As inscrições serão homologadas em reunião do Conselho de Pós-graduação em Produção Animal Sustentável do Instituto de Zootecnia a ser realizada no dia 05/11/2021.

2.11. O processo seletivo será realizado online, no período de 23 a 26 de novembro de 2021 e compreenderá as seguintes fases:

a) PROVA DE INGLÊS (realizada online, com duração de até 2 horas, agendada com cada aluno que teve a inscrição homologada);

b) PROVA ESCRITA (realizada online, com duração de até 3 horas, agendada com cada aluno que comprovou proficiência em inglês);

c) DEFESA DO CURRÍCULO (agendada com cada aluno, também online).

2.12. A divulgação dos resultados finais ocorrerá em 22/12/2021. Os resultados serão divulgados no site do Instituto de Zootecnia.

2.13. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Exame de Seleção de Pós-Graduação, em exercício na ocasião, ouvindo o Conselho da Pós-Graduação do Instituto de Zootecnia.

IMPORTANTE:

- Pagamentos agendados não serão permitidos.

- A entrega da documentação é de inteira responsabilidade do candidato.

- Para sua garantia, faça a impressão do comprovante de inscrição.

- Não haverá isenção, nem devolução do valor da taxa de inscrição e prova de inglês, seja qual for o motivo alegado.

- Quanto à documentação do currículo. O currículo na Plataforma Lattes poderá ser obtido no endereço: www.cnpq.br.

- Artigos publicados deverão ser encaminhados na íntegra;

- Resumos em Eventos, Congressos, Reuniões, etc., deverão ser documentados com certificados de apresentação e cópia do resumo;

- Nos comprovantes de cursos e estágios deverá constar carga horária;

- Bolsistas de Iniciação Científica ou outros bolsistas deverão apresentar Termo de Outorga de Bolsa ou ofício assinado pelo órgão responsável pela bolsa.

 

3.  PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL SUSTENTÁVEL:

O programa é destinado aos profissionais com diploma de curso superior em Zootecnia, Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e áreas afins e tem por objetivo geral a formação de profissionais aptos à docência, pesquisa e atuação na área de produção animal, visando atender as necessidades de recursos humanos de instituições públicas e privadas.

3.1 Vagas: Mestrado = até 15 (quinze) vagas

3.2. Linhas de pesquisa:

a) Recursos Genéticos, Melhoramento e Reprodução Animal.

b) Intensificação e Sustentabilidade de Sistemas de Produção.

c) Segurança Alimentar, Ambiência e Bem-Estar Animal.

 

4. SELEÇÃO

4.1. O candidato deverá preferencialmente encaminhar CERTIFICADO DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS no ato da inscrição. Notas mínimas exigidas - TEAP: 55 - aprovado na proficiência em inglês; TOEFL iBT: 50 - aprovado na proficiência em inglês; IELTS: 5,0 - aprovado na proficiência em inglês; DET: 50 – aprovado na proficiência em inglês. O candidato que não apresentar o Certificado de Proficiência em Inglês no ato da inscrição será submetido à PROVA DE INGLÊS, a qual será agendada no período de 23 a 26 de novembro de 2021, composta por textos para interpretação e tradução, aplicada e corrigida por escola de inglês contratada pelo CPPG. Será cobrado o valor de R$ 80,00 para aqueles que optarem em realizar a prova oferecida pelo Programa. O aluno deverá tirar nota mínima de 6,0 (seis). O candidato deverá provar proficiência em inglês (pela apresentação de um dos certificados descritos acima, ou pela nota mínima de 6,0 (seis) na prova de inglês).

4.2. Análise dos currículos

4.3. PROVA ESCRITA: será agendada no período de 23 a 26 de novembro de 2021 (realizada online, com duração de até 3 horas, agendada com cada aluno que teve a inscrição homologada).

4.4. DEFESA DO CURRÍCULO: será agendada com cada aluno, também online.

4.5. Divulgação dos resultados finais em 22/12/2021.

A PROVA DE INGLÊS será composta por textos para interpretação e tradução, aplicada e corrigida por escola de inglês contratada pelo CPPG. O aluno que não atingir nota 6,0 na prova de inglês será desclassificado, não podendo realizar a 2ª fase do processo seletivo (PROVA ESCRITA). A 1ª fase do processo seletivo é apenas classificatória para a 2ª fase (PROVA ESCRITA), e, portanto a nota de inglês não compõem a nota final do candidato aprovado. Os membros do CPG responsáveis pelas provas de inglês serão os docentes: Ricardo Lopes Dias da Costa e Sarah Figueiredo Martins Bonilha.

A PROVA ESCRITA será composta de quatro (04) questões de conhecimentos gerais e uma (01) de conhecimentos específicos, que o aluno pode escolher a questão que deve responder (conhecimentos específicos) de acordo com a linha de pesquisa pretendida no ato da inscrição. O aluno que não atingir nota 5,0 na prova será reprovado no processo seletivo e não participará da 3ª fase do processo (DEFESA DO CURRÍCULO). Os membros do CPG responsáveis pelas provas de conhecimentos gerais serão os docentes: Lenira El Faro Zadra, Aníbal Eugênio Vercesi Filho e Flavia Maria Andrade Gimenes.

A DEFESA DO CURRÍCULO será realizada por uma banca para as três linhas de pesquisa. Esta banca será composta pelo coordenador do programa mais 2-4 (dois a quatro) docentes membros ou não do conselho: Claudia Cristina Paro de Paz, Waldssimiler Teixeira de Mattos e Ricardo Lopes Dias da Costa.

A Análise dos currículos será realizada pelos membros docentes responsáveis: Maria Eugênia Z. Mercadante e Claudia Cristina Paro de Paz.

A NOTA FINAL será composta de acordo com a fórmula e a tabela de pontos, descritas no Anexo I.

O presente regulamento entrará em vigor a partir desta data.

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ANEXO I

1. A nota final para classificação será composta pela fórmula:

Pontuação total= {(PCV/MGC x 5,5)+(NP/MGP x 4,5)}

PCV = Pontos do currículo;

NP = Somatório das notas das provas de Conhecimentos Gerais (G) e Específicos (E);

MGC =Média Geral do currículo;

MGP= Média Geral da Prova (G e E);

 

2. Tabela de pontos para análise do currículo:

ESPECIFICAÇÃO - PONTOS

Especialização (+ de 01 ano) na área - 4,0 a 8,0;

Especialização (+ de 01 ano) fora da área - 2,0 a 4,0;

Artigo completo publicado em periódicos nacional ou estrangeiro (com ISSN) – de 0,1 a 5,0 (de acordo com o fator de impacto do periódico);

Artigo em Jornal – 0,25;

Artigo de divulgação – 0,25;

Trabalho de TCC ou monografia com ficha catalográfica – 1,0;

Participação (simples) em congresso ou curso - 0,1;

Resumo simples*, expandido** e completo*** publicado em anais de evento nacional - 0,5 a 1,0;

Resumo simples, expandido e completo publicado em anais de evento estrangeiro - 0,75 a 1,25;

Livro publicado com as temáticas das linhas de pesquisa do mestrado (com ISBN) - 6,0;

Capítulo de livro publicado relacionado com as temáticas das linhas de pesquisa do mestrado (com ISBN) - 3,0;

Manual didático - 0,5;

Monitoria (por semestre) - 0,5;

Orientação de trabalho de conclusão de curso de graduação (TCC) ou de aluno -1,0 a 3,0;

Reprovação em disciplinas de graduação (cada): (-1,5);

Disciplina cursada em programa de Pós-graduação (cada) - 1,0;

Palestras - 0,5 a 5,0;

Iniciação científica com bolsa (FAPESP, CNPq, etc.) – 2,0 pontos por semestre - máximo 15,0;

Estágio sem bolsa em Instituto de Pesquisa cada 200 hs - 0,5 a 10,0;

Estágio Fazenda/Empresa cada 200hs - 0,25 a 5,0;

Aula no 3º grau (semestre) - 1,0 a 5,0;

Aula no 2º grau (semestre) - 0,5 a 3,0;

Prêmios – 0,5;

Organização de Eventos – 0,5.

 

* resumo simples: um único parágrafo

** resumo expandido: resumo de uma página, contendo introdução, material e métodos, resultados, etc.

*** resumo completo: resumo de duas páginas ou mais, contendo introdução, material e métodos, etc.



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