PUBLICAÇÕES >> Resumos de Trabalhos
Características e composição de carcaça de zebuínos com diferentes indices de desempenho em prova de ganho de peso

Autores
Romeu Fernandes Nardon, Luís Orlindo Tedeschi, Celso Boin, Alexander George Razook, Leopoldo Andrade de Figueiredo e Joslaine Noely dos Santos Gonçalves Cyrillo

Resumo

O objetivo do trabalho foi estabelecer comparações entre as características de carcaça e desenvolver equações de estimativa da composição física da carcaça, através da composição física do corte da 10ª costela, de animais classificados na Prova de Ganho de Peso de Sertãozinho-SP (PGP 1992).

Foram usados 5 animais castrados de cada um dos seguintes grupos de classificação: Comum (C), Superior (S) e Elite (E). Ao abate, com condição corporal ao redor de 8, os animais apresentaram peso vivo e idade de 423, 512 e 521 kg e 22, 23 e 23 meses, respectivamente para C, S e E.

Os animais dos grupos S e E apresentaram maiores pesos vivo e de carcaça que os animais do grupo C. O grupo E apresentou maior teor de gordura no traseiro em relação ao grupo S. O grupo C apresentou maior % de Filé-mignon e % de Patinho em relação ao E. As estimativas de % Músculos e % Gordura na carcaça puderam ser obtidas através das variáveis medidas na 10ª costela e apresentaram coeficiente de determinação maior que 80%.


Anais da XXXIV Reunião da SBZ - 28 de Julho a 1º de Agosto de 1997 - Juiz de Fora, MG

Veja todas as publicações



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir