Fertilidade de fêmeas nelore suplementadas nas fases pré e pós-desmama
Autores
Laércio José Pacola, Leopoldo Andrade de Figueiredo, Alexander George Razook, Joslaine Noely dos Santos Gonçalves Cyrillo, Ana Cláudia Ruggieri e Maria Eugênia Zerlotti Mercadante
Resumo
O trabalho avaliou os efeitos da suplementação alimentar pré e pós desmama, em fêmeas Nelore, sobre: pesos no início e fim do período de monta, pesos à parição e desmama e fertilidade (% vacas paridas) nos três primeiros partos.
Foram utilizadas 74 novilhas divididas em quatro regimes alimentares: "CS" suplementadas pré e pós desmama, "CP" suplementadas pré-desmama e pasto pós-desmama, "PS" suplementadas pós-desmama e "PP" testemunha, somente pasto. As novilhas foram entouradas aos 26 meses de idade e apresentaram as seguintes fertilidades, ao primeiro parto: CS= 83,33%, CP= 78,95%, PS= 76,47%, PP= 80,00% pelo teste qui-quadradro não foram observadas diferenças significativas entre as fertilidades ao primeiro parto.
Os pesos das novilhas no início e fim da primeira monta não apresentaram diferenças significativas entre os regimes alimentares. As novilhas não suplementadas apresentaram um ganho compensatório dos 13 aos 26 meses, reduzindo-se acentuadamente a vantagem dos regimes suplementados, o que pode explicar a não diferença entre as taxas de fertilidade dos diversos regimes alimentares.
Anais da XXXIV Reunião da SBZ - 28 de Julho a 1º de Agosto de 1997 - Juiz de Fora, MG
Veja todas as publicações