PUBLICAÇÕES >> Resumos de Trabalhos
REGIONALIZAÇÃO DE ACESSOS DE SOJA-PERENE E CENTROSEMA PARA O ESTADO DE SÃO PAULO: 'IV - SERTÃOZINHO'

Autores
Odete Maria Aparecida Angeli Ghisi, Leopoldo Andrade de Figueiredo, Ana Regina Pimentel de Almeida e Maria Josefa Fernandes

Resumo

O trabalho foi conduzido na Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho, SP, do Instituto de Zootecnia, situada a 548 m de altitude, 21º8’ latitude S e 47º53’ longitude W. O clima da região é caracterizado como tropical úmido, com estação chuvosa no verão e seca no inverno. O solo do local é latossolo roxo de boa fertilidade.

O objetivo do trabalho foi avaliar, sob dois níveis de adubação, acessos de Neonotonia wightii (Wight & Arn.) Lackey (soja perene) e Centrosema pubescens Benth. (centrosema), visando selecionar aqueles que apresentassem boa adaptação edafo-climática. Verificou-se que as duas espécies de adaptam bem às condições edafo-climáticas de Sertãozinho. A adubação, exerceu influência significativa na produção de matéria seca da soja-perene mas não inferiu na de centrosema.

O florescimento da soja-perene iniciou-se na 1ª quinzena de abril, variando conforme o acesso; o da centrosema na 2ª quinzena, sendo semelhante para todos os acessos. Merecem estudos mais avançados: soja-perene: NO 254 e NO 409; centrosema: NO 235 NO 2237 e NO 2239.


B. Indústr. anim. (BL ISSN 0067-9615), Nova Odessa, SP, 53(único):65-70, 1996

Veja todas as publicações



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir