RESPOSTAS CORRELACIONADAS À SELEÇÃO PARA PESO PÓS-DESMAME SOBRE CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DE BOVINOS NELORE
Autores
Alexander George Razook, Fausto Pereira Lima, Luis Martins Bonilha Neto, Leopoldo Andrade de Figueiredo e Laércio José Pacola
Resumo
Foram utilizados no presente trabalho os dados de 364 machos Nelore dos rebanhos seleção NeS (alto diferencial de seleção em pesos pós-desmame), controle NeC (diferenciais nulos em pesos pós-desmame) e tradicional NeT (diferenciais de seleção intermediários), da Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho e avaliados nas provas de ganho de peso de 1986, 1987 e 1988.
O objetivo principal foi o de avaliar o efeito da seleção para peso pós-desmame, praticada em cada um dos rebanhos. As características analisadas foram: o peso ao final da prova (PPF), a altura na garupa (ALTPPF), além dos seguintes caracteres morfológicos que receberam notas de 1 a 9 de acordo com: comprimento da marrafa (MA), do chanfro (CHA), das orelhas (ORE), do pescoço (PES), tamanho do cupim (CUP) e cor da pelagem (PEL), amplitude do peito (PEI), comprimento dorso lombar (DOR), profundidade do tórax (PROF) e comprimento do umbigo (UMB); inclinação (GINC), comprimento (GCOM) e largura da garupa (GTRÁS), saliência do osso sacro (SA), altura da inserção da cauda (INS), curvatura do membro posterior (POST) e comprimento do dianteiro (CAN).
O efeito do rebanho mostrou-se significativo para todas características consideradas como econômicas isto é PPF, ALTPPF, PEI, DOR, PROF, GCOM, GTRÁS além de SA e INS. As maiores médias foram sempre para NeS cujos reprodutores foram escolhidos com base nos maiores diferenciais de seleção para peso. Houve uma resposta correlacionada positiva sobre as dimensões do corpo e do quarto traseiro dos animais. As menores médias foram para NeC, cujos reprodutores tinham diferencial de seleção nulo. As características MA, CHA, ORE, PES, CUP e PEL, aprumos POST e CAN, não foram influenciadas pela seleção, para maior peso.
B. Indústr. anim. (BL ISSN 0067-9615), Nova Odessa, SP, 47(1):11-18, jan/jun
Veja todas as publicações