PUBLICAÇÕES >> Resumos de Trabalhos
ESTUDO DE ALGUNS FATORES DE VARIAÇÃO DO PESO À DESMAMA DOS BEZERROS DE RAÇAS ZEBUÍNAS DE CORTES

Autores
Fausto Pereira Lima

Resumo

Para a determinação das influências do sexo, época do ano, ordem das parições e ano sobre o peso à desmama, 693 bezerros foram observados durante 6 anos, desde o nascimento até 210 dias de idade, sendo 171 da raça Gir, 300 da Nelore e 222 da Guzerá.

Os resultados da análise estatística mostraram que na raça Gir todos os fatores considerados determinaram diferenças significativas nos peso à desmama, sem exceção. Na raça Nelore apenas não revelou significância a ordem de parições e, na raça Guzerá, além dessa última, também o ano deixou de manifestar influência do ponto de vista estatístico. Os coeficientes de variação encontrados foram 11,05% para o Gir, 11,60% para o Nelore e 13,21% para o Guzerá.

Os machos das três raças estudadas sempre pesaram mais que as fêmeas. Para a raça Gir, a diferença a favor dos machos doi de 15,06 kg, para o Nelore 15,45 kg, e para o Guzerá 13,46 kg. Todas estas diferenças revelaram-se altamente significativas (P < 0,001).

A tabulação dos pesos obtidos, segundo o critério de três épocas de desmama (fevereiro-março, abril-maio, junho-julho), permitiu observar diferenças significativas para as três raças estudadas (P < 0,001 para Gir e Nelore e P < 0,01 para o Guzerá). Foram sempre mais leves os bezerros desmamados de junho a julho.

Esses resultados permitem supor que o Nelore foi o que mais sentiu os efeitos da época a desmama. Embora para as três raças as diferenças constatadas tenham sido estatisticamente significativas, os ajustes no Nelore foram os de maior variabilidade, com uma amplitude de 25,7 kg entre o peso médio mais alto e o mais baixo. De certo modo esta situação parece justificar as observações aceitas no País de que as vacas Nelore são menos eficientes para a produção de leite e, portanto, sentiram mais os efeitos adversos do ambiente para criar os seus bezerros. A menor variabilidade dos fatores de ajuste foi encontrada na raça Guzerá, sendo 16,85 kg a diferença de peso médio acusada entre a primeira e a terceira épocas de desmama.

No que se refere ao efeito da idade da vaca para as raças Gir e Guzerá, os pesos à desmama correspondentes à primeira parição foram os mais baixos. Todavia, apenas no Gir o efeito do fator ordem de parição foi considerado significativo estatisticamente (P < 0,01), o que pode ser explicado pelo fato de ser esta raça considerada, regra geral, a mais leiteira das três em estudo. Numa análise conjunta dos dados, pode-se observar que há uma tendência para o aumento gradativo dos pesos até a quarta ou quinta parição, a partir da qual um ligeiro declínio vem a ocorrer. Para o Nelore essa situação nâo é bem definida uma vez que os pesos à desmama, segundo a ordem de parições, revelaram maior uniformidade.

Ainda que parciais e preliminares, os resultados deste trabalho, devido ao número reduzido de dados e de anos em que se basearam, sugerem com muita evidência que todos os fatores estudados são importantes no estabelecimento de programas de seleção de bezerros zebuínos das raças de corte em estudo.


B. Indústr. anim. (BL ISSN 0067-9615), Nova Odessa, SP, 31(1):39-65, jan/jun 1974

Veja todas as publicações



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir