PUBLICAÇÕES >> Resumos de Trabalhos
ESTUDO DO DESEMPENHO REPRODUTIVO DE VACAS ZEBUÍNAS SUJEITAS A ESTAÇÃO DE MONTA LIMITADA PARA TRÊS MESES DE DURAÇÃO

Autores
Alfonso G. A. Tundisi, Laércio José Pacola e Fausto Pereira Lima

Resumo

Vacas da raça Guzerá de um plantel em seleção, da Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho, em número de 50, foram, em regime de campo, submetidas à estação de monta de três meses de duração, tendo como testemunha outras 50 fêmeas em igual condição, porém, sujeitas a um período de monta de cinco meses. Na primeira estação, o período foi de 1º de outubro a 3 de dezembro e a segunda estendeu-se até 28 de fevereiro.

Por se tratar de animais pertencentes a um plantel selecionado, não foi possível a permanência de todas as fêmeas inicialmente escolhidas, durante os quatro anos de trabalho, tendo havido substituição parcial das mesmas, nos dois lotes, por novilhas, a fim de fugir dos efeitos da consangüinidade estreita. Embora, no criatório a reposição de fêmeas seja efetuada normalmente, as análises dos resultados foram feitas em dois casos, isto é, comparando-se os dados entre os tratamentos com e sem substituição de matrizes, respectivamente.

Nos dois casos a estação de monta com três meses de duração, não influiu no número de vacas fecundadas, quando comparado ao período de monta de cinco meses. As médias dos intervalos entre-partos também foram semelhantes, dentro de cada caso.


B. Indústr. anim. (BL ISSN 0067-9615), Nova Odessa, SP, 31(1):31-38, jan/jun 1974

Veja todas as publicações



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir