PUBLICAÇÕES >> Resumos de Trabalhos
HERDABILIDADE DO PESO À DESMAMA DE BEZERROS ZEBU

Autores
Elias Bechara Kalil

Resumo

Foram determinados, no presente trabalho, os coeficientes de herdabilidade do peso à desmama de bezerros das raças Nelore, Guzerá e Gir (300, 222 e 171 animais, respectivamente), criados na Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho, pertencente ao Instituto de Zootecnia de São Paulo.

A estrutura dos dados correspondeu ao esquema fatorial incompleto de acasalamento. Os pesos foram inicialmente padronizados para 210 dias e a seguir ajustados para estação de nascimento, sexo do bezerro e ordem de parição das vacas, pelo método dos quadrados mínimos, para os três rebanhos separadamente. Os dados foram analisados de acordo com o modelo fatorial e o de blocos incompletos.

Concluiu-se que:
   1º - As porcentagens de variância total atribuídas à ação aditiva dos genes (herdabilidade), à dominância e ao efeito materno sobre o peso na desmama, foram iguais a 8,7; 14,7 e 26,8% para o rebanho Guzerá e 16,4; zero e 36,7% para o rebanho Nelore, pela ordem;
   2º - Para o gado Gir, os resultados foram considerados inconsistentes devido a componente de variância, negativa e alta, obtida para a parte não-aditiva;
   3º - Para a estrutura dos dados observada, o modelo fatorial de análise mostrou-se mais geral que o de blocos incompletos, pois permite avaliar a magnitude da variância genética não-aditiva e a variabilidade devida à influência materna.


B. Indústr. anim. (BL ISSN 0067-9615), Nova Odessa, SP, 31(1):1-30, jan/jun 1974

Veja todas as publicações



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir