12/07/2012

IZ comemora 107 anos de ciência para o agronegócio

De 13 de julho até dia 4 de agosto, o Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), realizará atividades em comemoração aos seus 107 anos de Fundação. Ocorrerão atividades na sede em Nova Odessa, no Centro de Pesquisa em Bovinos de Corte, em Sertãozinho (SP) e exposição dos 120 anos da SAA, no Parque da Água Branca, em São Paulo.

Amanhã, sexta-feira (13/7), a partir das 8 horas, será realizada a cerimônia em comemoração ao aniversário do IZ, no Auditório José Vicente Silveira Pedreira, das 8h às 12 horas. Funcionários do IZ serão homenageados pela sua importante atuação na pesquisa e significativa influência científica dentro da missão do Instituto de Zootecnia.

Estarão presentes, o Diretor Geral do IZ João Demarchi, o prefeito de Nova Odessa, representantes de outras instituições, diretores dos Centros de Pesquisa, assessores, funcionários e pesquisadores aposentados, além de autoridades.

História do IZ– Referência nacional e internacional por suas pesquisas científicas nas áreas de produção animal e pastagens, tem como missão: "Desenvolver e transferir tecnologia e insumos para a sustentabilidade dos sistemas de produção animal". Em 1909, o Instituto já realizava as primeiras seleções de Gado Caracu, na Fazenda de Seleção do Gado Nacional, em Nova Odessa (SP).

Foi com a contribuição, extremamente marcante e eficaz, do Doutor Carlos Botelho, que ocupava o cargo de Secretario de Agricultura, que em 15 de julho de 1905 foi criado, na Móoca em São Paulo, o Posto Zootécnico Central. Permaneceu até 1929 e depois transferiu-se para o Parque da Água Branca.

Em 1970 foi transformado em Instituto de Zootecnia, adaptando-o às necessidades exigidas pela grande expansão que vinha alcançando a produção animal nas últimas décadas. De 1970 a 1975, a sede permaneceu no Parque da Água Branca, transferindo-se então para o município de Nova Odessa (SP).

APTA/SAA - O IZ pertence à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), do Estado de São Paulo, e interage por intermédio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), através de seus diversos Pólos Regionais de Desenvolvimento, em diferentes regiões do Estado, atendendo às suas respectivas demandas.

Com um rebanho de aproximadamente três mil animais, o IZ oferece tecnologia de suporte na área de pecuária de corte e leite, ovinocultura e suínos, promove o desenvolvimento científico e tecnológico, para uma maior produtividade e qualidade dessas cadeias produtivas e seus derivados.

O Instituto de Zootecnia nos seus mais de 100 anos de existência vem cumprindo sua função e estabelecendo um compromisso mais forte com seus usuários, solucionando os problemas do dia a dia do produtor rural.

Por isso o IZ está presente, de alguma maneira, no cotidiano do cidadão paulista – seja no bife do almoço, no leite do café da manhã, no sapato, no cinto e na bolsa de couro, enfim, melhorando a qualidade de vida e a dignidade das pessoas e dos animais.

Áreas de Pesquisas- Pesquisa científica aplicada à produção animal, oferecendo seus produtos e serviços na área agropecuária. Dentre suas inúmeras ações, o IZ destaca-se em: Forragicultura através do seu Banco de Germoplasma e melhoramento genético de plantas forrageiras e das técnicas de manejo das pastagens; Melhoramento de raças de corte através da prova de ganho de peso de Sertãozinho e do sêmen disponibilizado à sociedade; Ovinocultura pelo pioneirismo no estabelecimento de um sistema de produção eficiente e rentável; Pecuária leiteira pelo enfoque da produção de leite com qualidade e pelas ações na área de ambiência; Reprodução animal pelas biotécnicas aplicadas e ao melhoramento genético; Suinocultura pelos avanços na nutrição específica de vendas de animais; Área laboratorial pela qualidade e confiabilidade das análises à disposição da sociedade; Comitê de Ética pela garantia da metodologia científica que preserva o bem-estar dos animais experimentais.

Todos os projetos de pesquisas do IZ atendem aos Programas do Governo, visando o desenvolvimento do agronegócio paulista e brasileiro.

Serviços:

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA-SAA SP)
Rua Heitor Penteado, 56
Nova Odessa, SP - Brasil - CEP 13460-000

LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.
Assessora de Comunicação Institucional e Imprensa - IZ
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56