20/06/2022

IZ está com inscrições abertas para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica

Com novos conhecimentos, os jovens podem vislumbrar uma carreira no meio acadêmico ou no setor produtivo

O Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o IZ está com as inscrições abertas até 4 de agosto de 2022, para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IZ (Pibic-IZ). O Programa é focado na iniciação científica de novos talentos em todas as áreas do conhecimento.

A iniciação científica oferece ao bolsista a oportunidade de descobrir como a ciência é produzida e como o conhecimento é adquirido. Esse objetivo é cumprido pela participação nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa por meio de vínculo com um projeto de pesquisa do orientador com o estudante de graduação.

A bolsa de iniciação científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação, em 1951, para despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados, e atualmente, com os conhecimentos adquiridos nos programas de iniciação à ciência, os jovens podem vislumbrar uma carreira no meio acadêmico ou no setor produtivo.

O Programa visa contribuir para a formação científica de recursos humanos à pesquisa; estimular maior articulação entre a graduação e pós-graduação; estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica e tecnológica; proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, e o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Consulte todos os detalhes clicando aqui PIBIC-IZ - Editais e Formulários. Outras dúvidas contate a coordenadoria administrativa Francie Prado no e-mail francie.prado@sp.gov.br.

Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Núcleo de Comunicação Científica
Assessora de Imprensa - Instituto de Zootecnia