10/01/2022
            Como uma arca de Noé, o banco de Germoplasma do IZ mantém exemplares de gramíneas e forrageiras para melhorar a qualidade do pasto
            
 
 A preocupação mundial por sistemas sustentáveis de produção animal com alta produção de biomassa e de biodiversidade tem sido o foco das pesquisas para transferir ao produtor rural tecnologias de melhor manejo no campo. Para isso, o @institutodezootecnia (IZ), da @agriculturasp, desenvolve estudos com exemplares de gramíneas e forrageiras do seu Banco Ativo de Germoplasma (BAG), reservatório de materiais capazes de gerar novos indivíduos. O Banco possui a maior diversidade de espécies forrageiras tropicais da América Latina. 
 
 A coleção foi iniciada na década de 70, por intercâmbios com instituições de pesquisa do Brasil e do exterior e por coletas em território nacional. Os acessos são armazenados como semente e as mudas para estudos que visam melhorar a qualidade do pasto e reduzir o uso de fertilizantes nitrogenados. Ações que podem diminuir a emissão de gases de efeito estufa. 
 
 Vale destacar que o Laboratório de Forragicultura, inaugurado há dois anos, tem ampliado a capacidade de novos estudos para identificação e desenvolvimento de plantas forrageiras para produção de sementes resilientes às mudanças climáticas [CO2 e déficit hídrico], com eficiente uso de nutrientes e biotecnologias para redução do uso de insumos agrícolas, abastecendo, assim, com novos cultivares os projetos inseridos nos Sistemas Integrados de Produção. 
 
 
 
 Lisley Silvério (MTb. 26.194) Assessora de Imprensa - Instituto de Zootecnia Secretaria de Agricultura e Abastecimento Governo do Estado de São Paulo Fone: +55 (19) 3476-0841  lsilverio@sp.gov.br www.iz.sp.gov.br   | www.agricultura.sp.gov.br              Veja todas as notícias 
             
           |