O Instituto de Zootecnia (IZ), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), estará realizando no dia 31 de janeiro, em Itapetininga (SP), palestra técnica sobre pastagem consorciada com Amendoim Forrageiro.
O pesquisador científico Valdinei Tadeu Paulino ministrará o curso que tem por objetivo conscientizar os pecuaristas sobre a importância do uso de leguminosas forrageiras em pastagens.
A palestras também tem por meta tornar familiar aos produtores as principais forrageiras utilizadas na alimentação para as diversas categorias animais, em diferentes ambientes edafo-climáticos.
Serão apresentados as novas cultivares de forrageiras, características e principais vantagens da Arachis pintoii, jade, soja perene, estilosantes, guandu, aruana, braquiarias, entre outras.
Outro destaque está na abordagem sobre os fatos e mitos do pasto consorciado, bem como manejo, adubação diferenciada, a ressemeadura, altura e freqüência de cortes, intensidade de pastejo e a produtividade animal no uso de pasto exclusivo com pasto consorciado.
A palestra é destinada principalmente aos agricultores e pecuaristas da região sudoeste do Estado de São Paulo.
Os projetos de pesquisas do IZ atendem aos Programas do Governo, visando o desenvolvimento do Agronegócio Paulista: como Incremento da competitividade das Cadeias de Proteína Animal; Estímulo à Expansão de Agronegócios Especiais; Desenvolvimento do Agronegócio Familiar.
O curso, coordenado pelo engenheiro agrônomo Rodolfo W. Cyrineo, do Sindicato, está inserido no Programa de Fomento a Produção Rural e recebe o Apoio da Prefeitura Municipal de Itapetininga e Casa de Agricultura Municipalizada de Itapetininga.