NOTÍCIAS


15/07/2021

Secretário de Agricultura realiza a abertura do Webinar Comemorativo dos 116 anos do Instituto de Zootecnia

Nesta quinta-feira, dia 15, o Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, completa 116 anos, data em que é celebrado o dia do Pecuarista.

Em comemoração, uma série de eventos está marcada para o dia, começando com o “Webinar Comemorativo 116 anos de IZ: áreas estratégicas e seus impactos na cadeia produtiva”, que pode ser assistido pelo youtube do Canal Rural.

A abertura do webinar foi feita pelo secretário de Agricultura de São Paulo, Itamar Borges. Na sua fala, o secretário exaltou a história do IZ neste mais de um século de atividades, com a destacada contribuição do Instituto para a pesquisa e para os avanços em inovação do agro em São Paulo.

“Comemorar essa data, falar de ciência, falar de pesquisa e do IZ, representando todos os nossos institutos no dia de hoje, é motivo de orgulho. Nossa função é mostrar o papel do Estado e prestar contas para a sociedade com o retorno de uma produção de qualidade, com mais sanidade na pecuária e na questão da sustentabilidade. Também oferecemos um retorno com produção eficiente, com destaque ao produtor paulista e seu posicionamento no mercado local, nacional e internacional”, disse Itamar Borges, que participará da inauguração dos laboratórios de Qualidade do Leite no Centro de Pesquisa de Bovinos de Leite, no próximo sábado (17), em Americana (SP), e de Fermentação Ruminal no Centro de Pesquisa de Bovinos de Corte, com inauguração simbólica neste dia 15, na sede da Secretaria.

O diretor do Instituto de Zootecnia, Enilson Geraldo Ribeiro, salientou a importância da inauguração dos laboratórios: “os investimentos que o Instituto está recebendo, principalmente, em infraestrutura, permitirão maior facilidade de aprovação de projetos em agências de fomento, facilitarão mais parcerias e ampliarão a capacidade de prestação de serviços ao meio científico, privado e, principalmente, ao produtor”.

O Instituto conta com 144 servidores, sendo 43 pesquisadores científicos com mestrado, doutorado e pós-doutorado, e 101 servidores, dentre assistentes, técnicos e oficiais de apoio à pesquisa científica e tecnológica.

“É um desafio gigantesco estar à frente de uma Instituição centenária e renomada, mas com um corpo técnico qualificado e engajado e perseverante, manteremos o IZ em um lugar de destaque na pesquisa para produção animal”, completou o diretor do IZ.

O coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) Sergio Luiz dos Santos Tutui e o diretor de Relações com Pecuarista da Friboi Fábio Guerra Dias, também participaram da abertura das atividades que tiveram apresentação de Mauro Ortega.

Na sequência, ocorreram as palestras do webinar. Na primeira, o pesquisador Luiz Carlos Roma Jr. falou sobre as pesquisas desenvolvidas na “Produção Sustentável de Leite”, com mediação da assistente de planejamento da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS/CATI), Ana Paula Roque.

Em seguida, o tema foi Produção Sustentável de Carne, com palestra da diretora do Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte do IZ, pesquisadora Joslaine Cyrillo, e mediação de Gerson Sanches, gerente de operações da Central Bela Vista.

A última apresentação do webinar foi sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, feita pela pesquisadora do IZ no Centro de Pesquisa de Nutrição Animal e Forragicultura, Karina Batista e mediada por William Marchió, da CRIATEC – Consultoria em Agronegócios.


Assessoria de Comunicação
Nara Guimarães
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Assessora de Imprensa - Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Governo do Estado de São Paulo
Fone: +55 (19) 3476-0841 | Cel.: +55 (19) 99631-9271


Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir