21/05/2021

Aprender brincando: professores buscam no IZ elementos da natureza para trabalhos pedagógicos

IZ apoia o incentivo à criatividade de crianças das CMEI de Nova Odessa

O Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebeu as educadoras da equipe do CMEI Mercedes Ladeira Brazilino, para coleta de materiais junto à natureza, para elaborar trabalhos pedagógicos e de resgate de brincadeiras de infância, que aguçaram os seus sentidos.

O "kit da natureza" é uma proposta da rede municipal de Nova Odessa por meio da Secretaria Municipal de Educação, que tem por objetivo, por meio de elementos concretos colhidos da natureza, como folhas, gravetos, sementes, incentivar a criatividade, além de sensibilizar os alunos e seus pais sobre a importância do brincar ao ar livre explorando a natureza.

Segundo a Secretaria de Educação Municipal de Nova Odessa há um incentivo aos novos projetos pedagógicos, desenvolvendo a percepção das crianças ao mundo. O principal é resgatar a criança para o lúdico, pois a tecnologia tem consumido o tempo deles.

O trabalho visa proporcionar a criança da Creche uma aprendizagem significativa, pois por meio do lúdico e da imaginação, a criança faz de uma casca de árvore, um belo barquinho, de um graveto e folhas amarradas a ele, um pincel. “Apenas um graveto na mão da criança se transforma numa espada, numa vara de pescar, num avião, num trem, numa cobra”, detalha a diretora de escola, Gisele Cristina Elias.

A criança aprende brincando, assim é preciso resgatar as brincadeiras e deixar a imaginação da criança fluir. “Em busca de uma educação de excelência não medimos esforços para trazer para nossos alunos experiências incríveis”, comenta a coordenadora pedagógica Roberta Fernandes.

A criança pode explorar os cinco sentidos, com os diversos cheiros de plantas, como chás de hortelã e cidreira, em brincar com diferentes texturas, em extrair cores de folhas, ou legumes como beterraba, mexer com a terra, em observar o crescimento da plantinha, “enfim, a imaginação da criança vai longe e cabe a nós, profissionais da educação proporcionar a elas as condições para seu desenvolvimento pleno”, explica a coordenadora pedagógica.

Mantendo os protocolos previstos, frente ao distanciamento seguro, os educadores estiveram em local aberto, colhendo o material que irá compor o “Kit da natureza”. “Em tempos de pandemia, conseguir estar com os colegas de trabalho, em meio à natureza, é realmente maravilhoso”, enfatiza Gisele.

A visita nos proporcionou um momento muito precioso junto à natureza. “Todas nós estamos muito gratas e alegres, pois podemos coletar os elementos da natureza para os preparativos do "kit da natureza", que será entregue aos nossos alunos da Creche”, detalha Gisele.

O projeto recebe o incentivo do Secretário municipal de Educação de Nova Odessa, José Jorge Teixeira, juntamente com a diretora Luciana Negrisson e da coordenadora Maíza Aparecida Passoni, além do apoio do prefeito municipal Claudio José Schooder,  Leitinho.

Visita_CEMEI-NO_IZ_2052021_Kit-da-Natureza_5

Coordenadora Roberta, educadoras Naiara, Cleuza, Rosana, Christiane,Juliana, Kátia

Visita_CEMEI-NO_IZ_2052021_Kit-da-Natureza_6

Educadoras Francyne, Dilermanda, Flávia, Cristiane, Cecília e a diretora Gisele