23/03/2021

Live comemorará os 80 anos da revista científica “Boletim de Indústria animal” do IZ

Para comemorar os 80 anos da revista científica “Boletim da Indústria animal” do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, ocorrerá, amanhã, 24/3, às 8h30, a live do “I Ciclo de Palestras sobre Publicação Científica, com a participação de profissionais da área de publicações científicas, que abordarão a importância das boas práticas na editoração cientifica.

O evento é aberto a pesquisadores, colaboradores e alunos de pós-graduação. “É uma enorme oportunidade de comemorar com a comunidade científica e também com toda cadeia produtiva do agronegócio os 80 anos da Revista Científica”, enfatiza a editora-chefe da revista, Cristina Maria Pacheco Barbosa, atualmente diretora geral do IZ.

Para Cristina, ser editora do Boletim de Indústria Animal no seu aniversário de 80 anos, é “uma honra, e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade”. “O aniversário é a oportunidade de reafirmar seu valor como publicação científica vinculada ao Instituto de Zootecnia”.

Em época de tamanha busca por respostas para novas descobertas científicas em meio a uma pandemia, o Instituto de Zootecnia traz a relevância da área científica destacando os 80 anos da Revista Científica do IZ – o “Boletim de Indústria Animal” (BIA).

A abertura do Ciclo de palestras será pela diretora do IZ e editora do BIA, pesquisadora Cristina e como mediadora a assessora de imprensa do Instituto de Zootecnia, jornalista Lisley Silvério. Ao final de cada palestra será aberto espaço para perguntas, com encerramento previsto para as 12 horas.

O evento com início às 8h30, contará com a palestra sobre Boas práticas na Publicação Científica de Silvia Regina Galleti Queiróz, pesquisadora Instituto Biológico, editora-chefe dos Arquivos do Instituto Biológico – AIB e editora da SciELO Preprints na área de Ciências Agrárias.

Às 10h será o tema DOI e ORCID: identificadores digitais e sua importância na comunicação científica ministrado por Suely de Brito Clemente Soares, sócia administradora da Content Mind Capacitação Profissional e mestre em Educação, Ciência e Tecnologia.

E às 11 horas, Fernanda Domiciano, assessora de comunicação da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp abordará sobre Divulgação científica como estratégia para periódicos.

O Boletim

Publicado pelo IZ, desde 1941, este ano alcança o volume 78, com mais de 2.200 artigos originais, contribuindo para o avanço do conhecimento em todas as áreas relevantes da Zootecnia, como aquicultura, forragicultura, nutrição de não-ruminantes, nutrição de ruminantes, produção animal, reprodução e melhoramento animal. O Boletim Científico é um periódico de acesso livre, atualmente na modalidade Publicação Contínua.

O Periódico publica artigos de enorme importância na área da produção animal sustentável, envolvendo várias áreas da produção animal.

O acesso aberto a esse conhecimento traz benefícios à sociedade, seja pelo desenvolvimento tecnológico, melhoria na qualidade de vida e riquezas, além da atualização do saber, transmitido por diversas instituições de pesquisa.

O BIA está, ainda mais, integrado à geração de conhecimento, já que os autores dos trabalhos são oriundos do IZ e de instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior.

A revista representa um importante meio de difusão do conhecimento científico no país e passa por um momento de transição, tornou-se uma publicação integral em inglês, cujo propósito é alcançar cada vez mais à comunidade científica internacional.

Atualmente está vinculada à Associação Brasileira de Editores Científicos, está presente em três diretórios e em 10 bases indexadoras, e conta com 16 editores associados em instituições nacionais e internacionais. Na editoria científica conta com os pesquisadores do IZ, Karina Batista e Fábio Campos Prudêncio.

Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Assessora de Imprensa - Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento