NOTÍCIAS


26/04/2019

Agrishow: IZ levará tecnologias em Sistemas Integrados da Produção Agropecuária para sustentabilidade e rentabilidade


Os Sistemas de Produção visam à eficiência, rentabilidade, sustentabilidade e são ecologicamente corretos.

Integração lavoura-pecuária, pastos consorciados com leguminosas e Sistema Silvipastoril focos das pesquisas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), por meio do Instituto de Zootecnia (IZ), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), estarão expostas na Agrishow 2019. De 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP), os produtores conhecerão as tecnologias desenvolvidas pelo IZ no espaço “Caminhos dos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária” em exposição no estande da SAA na Agrishow.

A discussão sobre novos delineamentos para sistemas produtivos é de grande importância devido à demanda crescente por alimentos e a necessidade de racionalização dos recursos. Embora a monocultura seja a realidade dominante da produção agropecuária no Brasil, os sistemas integrados começaram a ser alvo de pesquisas, sob a hipótese de que seriam a alternativa eficiente e sustentável para a produção vegetal e animal.

Neste ano, o IZ se apresenta com o espaço “Caminhos dos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária”, onde o público da Agrishow poderá visitar a área demonstrativa com Sistema Silvipastoril de Pastagem de Capim Aruana com Eucaliptos, além de interagir com pesquisadores para saber mais das pesquisas sobre o manejo de pasto em sistemas integrados, os benefícios da ILP na produção de produção de bovinos de corte, os impactos do sistema silvipastoril na produção de leite, e a recuperação de pastagens por meio do plantio de milho.

Os visitantes ainda terão contato com exemplares de diversas espécies de leguminosas forrageiras provenientes do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) do Instituto de Zootecnia.

Os pesquisadores do IZ têm trabalhado junto às cadeias de produção animal do Estado de São Paulo com conceitos de integração da produção e busca da sustentabilidade, objetivando ser socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente correto.

Segundo a pesquisadora Flávia Gimenes, os Sistemas Integrados, com foco em produção animal, trazem diversos benefícios ao produtor rural como melhor utilização de suas áreas, rotação de culturas, aumento da rentabilidade por hectare, diminuição do risco financeiro, redução do impacto ambiental da produção agropecuária e em casos da pecuária, recuperação de pastagens degradadas. “Os sistemas integrados podem ser empregados para diversas espécies animais como bovinos, ovinos, aves e suínos.”

O Instituto de Zootecnia tem equipe técnica capacitada em diversos aspectos dos sistemas integrados e têm áreas de demonstração e pesquisa, utilizando tecnologias e equipamentos modernos e eficientes.


Lisley Silvério (MTb. 26.194)

Assessora de Imprensa
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP
Fone: 
(19) 3476-0841 | (19) 99631-9271 wts
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br | lsilverio@sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br


Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir