#cancerdemama            #outubrorosa


NOTÍCIAS


22/08/2016

IZ lança o Sumário de Touros e Matrizes Nelore na Expogenética 2016

Sumário de Touros e Matrizes Nelore IZ 2016Após o lançamento do sumário, a pesquisadora do IZ, responsável pela seleção genética, Maria Eugênia Zerlotti Mercadante, participou de debate com profissionais da área.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ), lançou, hoje (22), o Sumário de Touros e Matrizes Nelore 2016, na 9ª ExpoGenética, no Recinto da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) em Uberaba-MG.

O lançamento do Sumário, de acordo com a diretora do IZ, Renata Helena Branco Arnandes, visa maior interação entre criadores, pesquisadores e representantes de todos os programas de melhoramento genético do País. “É muito importante para a cadeia produtiva disponibilizamos o resultado desse trabalho tão criterioso. O IZ é a base para muitos programas de melhoramento”, afirmou.

A pesquisadora do IZ, responsável pela seleção genética, Maria Eugênia Zerlotti Mercadante, também participou do debate sobre a questão – "A seleção de zebuínos para corte deve almejar nichos de mercado ou os desafios da segurança alimentar mundial?", que ocorreu após o lançamento dos Sumários.

Após o lançamento do sumário, a pesquisadora do IZ, responsável pela seleção genética, Maria Eugênia Zerlotti Mercadante, participou do debate sobre a questão – "A seleção de zebuínos para corte deve almejar nichos de mercado ou os desafios da segurança alimentar mundial?" – com mais cinco profissionais da área.

Os representantes de cada programa de melhoramento genético tiveram 20 minutos para a apresentação detalhada de conceitos, parâmetros e índices. Falaram respectivamente André de Souza e Silva (PAINT), Luís Gustavo Figueiredo (ANCP), Maria Eugênia Mercadante (IZ), Antônio Ferreira Rosa e Urbano Abreu (Geneplus).

Os animais são resultado do trabalho de seleção sistemático e criterioso para ganho em peso, realizado desde 1976, e reconhecidos em todo o Brasil como “Linhagem IZ: uma linhagem de peso”. “Esperamos auxiliar os criadores no processo de seleção e uso racional de material genético melhorador e na escolha de acasalamentos para maximizar o ganho genético”, conclui Maria Eugênia.

O debate reuniu os principais programas de melhoramento genético do Brasil e permitiu ao público debater os rumos da seleção zebuína, para aperfeiçoamento da produção e reprodução de animais no País, que um dos maiores exportadores do mundo.

O IZ permanecerá no evento, localizado no Pavilhão 1 do Recinto, de 22 a 28 de agosto, das 8 às 17 horas, com a exposição de animais Nelore do “Programa de Melhoramento Genético do Instituto de Zootecnia”.


Serviços

9ª Expogenética 2016

Data: 22 a 28 de agosto

Horário: 8h às 17 horas

Local: Pavilhão 01 - Recinto da Associação Brasileira de Criadores de Zebu – ABCZ


Por Lisley Silvério

Mais informações
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Instituto de Zootecnia
Fone: (19) 3466.9434 / 3476-9841
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br

 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir